18 julho 2014

Solte Suas Feras!!!

A nova novela das seis vai ser um revival, um verdadeiro devaneio da década de 70 e eu já comecei a viajar... tipo essas coisas de pessoas de meia idade que já tem muitas lembranças e muita vida vivida.
Ah.... como foi bom! Vivi e curti a beça os anos 70, uma época linda, delirante e inspiradora. Pra começar bem essa década, em 21 de junho de 1970 o Brasil era tri-campeão da Copa do Mundo de Futebol, realizada no México.
Os jovens dos anos 70 tinham um pouco de rebelde e revolucionário, talvez pela vivência da ditadura e da repressão, pela ânsia da liberdade e por toda transição pela qual passamos como a influência da TV, a liberdade que as mulheres procuravam especialmente no mercado de trabalho, a chegada da tecnologia no fim da década, as mobilizações políticas, os movimentos estudantis, enfim, sem dúvida que este turbilhão de acontecimentos provocou um período conturbado para o Brasil, especialmente para os jovens. Mas pregávamos a paz e o amor, éramos loucos e santos e ainda hoje trago desses anos a herança de ser viciada em paz, amor, oração, música e flores.


A música e o cinema já influenciavam muito e os jovens dos anos 70 experimentaram a diversidade. Ao lado da música popular brasileira, depois de todo sucesso do rock e dos Beatles, começávamos a efervescência da era disco, disco music ou discoteca. A era da discoteca foi repleta de canções alto astral, feitas para cantar e dançar. Como eram boas as baladas e os bailinhos tããããooo dançantes, com a moda hippie que virou super psicodélica e que a gente mesmo fazia. Me lembro bem de tingir várias camisetas com as amigas e depois bordá-las, de aprender a fazer sandálias que amarravam no tornozelo, de comprar em brechós calça jeans usada só para garantir aquele aspecto mais gasto e relaxado, lembro também de mandar aumentar a boca do jeans para ficar com boca sino.... ahahahaha... gente, que loucura!!! Vivi a riponga, a bicho grilo e a indiana colorida e chic. Ainda tinha a moda unisex e os cabelos longos até para os homens. Download mini 3
Anos mágicos e mais que dourados para mim. Anos de Elton John, Peter Frampton, Marvin Gaye, Os Mutantes com Rita Lee (eu amava!!), James Taylor, Chico Buarque, Caetano Veloso, Elis Regina. Artistas tão competentes na música. Aquelas seleções de lenta do Michael Jackson tão pequeno cantando Music And Me (ai que saudades) e de B. J. Thomas com Rock'n'Roll Lullaby.
Todo mundo dançando abraçadinho, os mesmos passinhos sincronizados. Ou quando tocava uma mais agitada, aliás, lembro bem da música “Disco Inferno” dos The Tramps que o povo tinha um passinho especial para ir correndo para a pista quando começava a tocar. As pistas de dança eram iluminadas por globos de espelhos e luzes estroboscópicas. E a ordem era dançar e dançar sem parar. Dance bem, dance mal, dance sem parar... 
Na segunda metade da década de 70, as discotecas ferviam. A febre da disco music se espalhou pelo país com os sucessos da novela “Dancin’ Days” e o lançamento do filme “Os Embalos de Sábado à Noite”, com John Travolta e Bee Gees. 
Tive meus minutos de fama, pois me sentia uma estrela dançando ao som de Cerrone, Patrick Hernandez, John Paul Young com Love is in the Air, a consagrada banda Santa Esmeralda com Don't Let Me Be Misunderstood, e ainda Village People com YMCA, Shame de Evelyn King, Rock You Baby  do KC e o Abba, meu Deus, lembro que minha irmã adorava!!!
Apesar da batalha diária de meus pais, era uma época boa para minha família. Estudávamos num bom colégio e meu pai costuma nos levar as aulas, com seu opala verde, ao som de Elton John e Billy Paul, que ele adorava. Depois da escola eu ia várias tardes sentir a brisa do mar, ver o pôr-do-sol, se bem que a verdade verdadeira é que gostávamos de ver os surfistas da época.... Download mini 1 ...
Bem, eu adorava e ainda adoro música, quase todos os tipos, salvo raríssimas exceções. Mas naquela época amava Roger Daltrey e James Taylor, achava os mais lindos!!!
Aqui deixo algumas músicas da minha trilha sonora daquela época, de momentos tão marcantes:

Nacionais: Sá Marina (Wilson Simonal), Madalena, Ovelha Negra (Rita Lee), Como Nossos Pais, Madalena e Águas de Março (Elis Regina), Abri a porta e Menino Deus (A cor do som), Amor de Índio e Sol de Primavera (Beto Guedes), Qualquer Coisa, Sampa (Caetano Veloso), Construção e Apesar de Você (Chico Buarque), O que será (Milton Nascimento), Gita, Tente Outra Vez e metamorfose Ambulante (Raul Seixas), Dancing Days (As Frenéticas), Não quero dinheiro (Tim Maia), Apenas Um Rapaz Latino-Americano (Belchior), Explode Coração (Gonzaguinha)

Internacionais: Goodbye Yellow Brick Road e Bennie And The Jets (Elton Jhon), My Cherie Amour, You Are the Sunshine of My Life e Overjoyed (Stevie Wonder), What's Going On (Marvin Gaye), That's The Way I Like It, Rock You Baby, I'm Your Boogie Man (KC & The Sunshine Band), Good Times e Le Freak (Chic), Saturday Night Fever e How Deep Is Your Love (Bee Gees), Don’t Let Me Be Misunderstood (Santa Esmeralda), 48 Crash (Suzi Quatro), Last Train to London (Electric Light Orchestra), Heaven Must Be Missing An Angel (Tavares), I Will Survive (Gloria Gaynor), Hot Stuff (Donna Summer), Dancing Queen (ABBA), Macho Man  e Y.M.C.A. (Village People), Close to you (Carpenters), You’ve got a Friend, Shower the people  (James Taylor, lindo!!!), American Pie (Don McLean), Too Late (Carole King)

Hoje, mais de 40 anos se passaram e eu posso dizer, sem sombra de dúvida que os anos 70 foram os melhores anos. A década que eu descobri o mundo apesar de não ter celular, internet, skype, whatsapp, mas tinham as cartas e eu as enviava para vários lugares, me correspondia com várias pessoas, do Brasil e do exterior. O que seria de nós se não fosse as lembranças saudosas dos bons tempos! Lindos anos setenta do século passado.
Bons Tempos... até a tristeza era feliz...

2 comentários:

Yvone Diniz disse...

A gente as vezes, sente, sofre, dança,sem querer dançar
Na nossa festa vale tudo
vale ser alguém como eu,
como você...
Adorei o momento remember!

Nádia Celino Millon disse...

Foi um tempo que éramos felizes e sabíamos!! Adorei o remember!